Skip to content

Keyword Density no Conteúdo

setembro 16, 2008

Keyword Density – Densidade de Palavras-Chave

Um fator de grande influência para o posicionamento de um site em mecanismos de busca como o Google é a densidade de suas palavras-chave de trabalho no conteúdo de sua página, seja ela a principal ou uma página interna que pretende um bom posicionamento para o referido termo.

Densidade é o numero de vezes que a palavra ou expressão (quando a keyword é formada por uma frase) aparece no conteúdo da página em relação ao numero total de palavras contidas no texto; deve-se levar em conta também a incidência desta palavra-chave em outras “tags” (comandos HTML) que não são exibidas diretamente para o usuário, mas por hora vamos dar atenção ao conteúdo própriamente dito.

É importante, sobretudo lembrar que qualquer texto publicado na web deve ser antes de tudo escrito para pessoas lerem, não para máquinas; portanto  a “densidade de palavras-chave” deve ser feita com bom senso.

Procure dispor suas palavras-chave nestes textos em ordem de prioridade baseada no indice de buscas (popularidade se sua Keyword), na relevância (relação direta) da palavra de acordo com seu conteúdo e segmentação. Desenvolva textos objetivos, com frases diretas e explicativas e seja conciso. Crie grupos de palavras.

1 – Grupo 1 de KWs (palavras-chave) – Palavras com maior média de buscas e segmentação mais ampla. Estas são palavras genéricas referentes ao seu produto ou serviço

  • Limite este grupo a um máximo de 3 ou 4 palavras ou expessões. Utilize as palavras deste grupo no título de seu texto (H1 – MICROFORMATS), repita a palavra ou expressão no maior número possível de parágrafos em seu texto, no caso de expressões (expressões sempre permitem uma maior segmentação da KW) também é indicado dividir os termos da expressão no decorrer do texto.

2 – Grupo 2 de KWs – Palavras com menor média de buscas e segmentação específica. Estas são palavras que normalmente carregam o nome de seu produto ou serviço específicamente.

  • Limite este grupo a um máximo de 11 palavras ou expressões. Utilize as palavras deste grupo nos subtítulos de seu texto (H2 – MICROFORMATS), No texto referente ao conteúdo deste subtítulo utilize a palavra ou expressão de forma natural e repita somente quando necessário, no caso de expressões  (expressões sempre permitem uma maior segmentação para a palavra-chave) também é indicado dividir os termos da expressão no decorrer do texto.

3 – Grupo 3 de KWs – Palavras relacionadas ou sinônimos

  • Independente da média de buscas estas palavras tem que possuir uma relação direta com o termo ou o tema (estar na mesma “Neighbourhood”) de seu conteúdo, sinônimos de palavras integrantes dos grupos anteriores também são indicados. Não devemos limitar o número destas palavras no grupo, utilize-as para gerar relevância a seu texto e variedade de expressões. Procure distribuir estas palavras por todos os parágrafos.

Este simplificado esquema de trabalho normalmente gera bons resultados de relevância quando bem escolhidas as palavras-chave. Acreditamos que a porcentagem aceitável para a densidade de palavras-chave em uma página perante a um mecanismo de busca como o Google é de 3% a 7%, esta densidade pode ser calculada em diversos sites ou através de programas específicos. A presença destas palavras em outras partes do código, como “meta-tags, title, e textos ALT” também são muito importantes e veremos estes fatores em outro “post”. Não esqueça que devemos sempre levar em conta os limites para “keyword span” e o bom senso.

From → SEO On-Site

Deixe um comentário

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: