Skip to content

Link Building – Construção de Links

setembro 22, 2008

O que é Link Building, sua utilização e técnicas.

1- Definição Básica:

Conjunto de estratégias com o objetivo de gerar links relevantes em um determinado TEMA (produto, serviço ou informação) “apontando” para o site otimizado, aumentando sua “popularidade” para os mecanismos de busca.

2 – Qual sua contribuição para a otimização de um website?

  • Buscadores como o Google conferem grande importância a este índice de “popularidade” quando buscam posicionar um determinado site nos resultados de sua pesquisa.

Popularidade é a quantidade de sites que apontam para um determinado domínio. Este índice é influenciado pela qualidade ( Autoridade, Relevância e PR ) destes links. Dados mais técnicos como IP, estrutura da URL e tipo de link também influenciam em sua qualidade final.

  • Baseados neste índice o buscadores adicionam “Autoridade” a um site em relação a um termo ou palavra-chave pesquisada, dentro de um determinado tema (Neighborhood), esta relação é composta a partir do título do link, “Texto Âncora” , que é indicado pelo texto sobre o link.

Texto Âncora é o título que fica “sobre” o link em uma página. Deve ser composto por palavras-chave referentes ao conteúdo do site para o qual o link aponta (direciona).

  • A “reputação” (PR) do site que oferece o link é de grande importância para gerar “PR” ao site que recebe a indicação (link).

Definição do conceito:
Sites Que recebem indicações (links) de outros sites com PR mais alto que o seu próprio tendem a receber aumentos de reputação (PR mais alto) a curto prazo, desde que estes links permaneçam ativos por um determinado tempo.

Importante observação:
O conceito de reputação não está ligado a nenhum termo ou tema específico de busca. É uma “pontuação” global de cada página de um site

3 – Estratégias para Construção de Links (Link Building):

Em toda estratégia usada para Link Building deve sempre levar em conta a “relevância” e diversividade (variedade de orígens e textos-âncora) dos links gerados.

RELEVÂNCIA DO LINK é a relação direta entre o conteúdo do site que oferece o link, o “texto âncora” contido no link e o conteúdo do site para o qual o link aponta.

3.1 – Submissões gratuitas em sites de diretórios:

Estes sites são estruturados em categorias de produtos e permitem que você “inscreva” seu site na que melhor se adapte a seu ramo, estes links normalmente não possuem muita “relevância” para os mecanismos de busca mas servem como base para compor uma rede de links com origens variadas.

EXEMPLOS:


3.2 – Submissões gratuitas em sites de artigos:

Estes sites permitem que você publique matérias ou “releases” de produtos acompanhados por links para seu site, estes links possuem um pouco mais de valor por estarem inseridos em meio a textos relevantes para seu produto, também servem como base para compor uma rede de links com origens e palavras-chave variadas.

EXEMPLO:

3.3 – Links Pagos:

Adquiridos em sites conhecidos com “Link Brokers” ou diretamente entre os administradores dos sites, oferecem a possibilidade de escolha de sites de “Autoridade” e “Relevância” mediante a um pagamento pré-fixado. Quando bem executada, esta estratégia resulta em links de boa qualidade e relevância.

EXEMPLO:

3.4 – Link Exchange (troca de links):

Diretamente entre os administradores dos sites – Sendo executada com atenção aos fatores relevantes tende a gerar links de boa qualidade.

Sites para Link Exchange automático – Não costumam seguir critérios de relevância, utilizando muitas vezes de práticas desaconselháveis e “mal vistas” por mecanismos de busca estes sites geram links de baixa qualidade ou nulos que podem até denegrir a reputação de um site.

  • Three Way Links -É o método através do qual 2 sites trocam links sem que haja “reciprocidade”, fazendo uso de um terceiro site para romper o ciclo e mascarar a troca.

From → SEO Off-Site

Deixe um comentário

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: