Skip to content

Por que Otimizar?

outubro 3, 2009

A resposta para essa pergunta parece óbvia mas não é…

Sempre que falamos em otimização pensamos em táticas “espertas” para burlar os algorímos de sites de busca e alcançarmos os melhores posicionamentos, mas para os “magos” SEO de plantão tenho más notícias…

Brevemente isso não será mais possível pois os resultados obtidos em pesquisas cada vez mais serão voltados ao perfil do usuário, tornando-se sempre mais pessoais, sendo filtrados por inúmeros fatores, como posicionamento geográfico, histórico de buscas, visitas anteriores,  e muitos mais.

O real objetivo de um processo de otimização está  na possibilidade de valorizar os pontos mais relevantes do conteúdo de uma página, coisa que o formato “blog” já faz quase que automaticamente, desde que o autor saiba escrever e rotular seus textos.

A grande guerra do “link building” brevemente irá depor suas armas, tendo em vista que essa modalidade de avaliação de qualidade, desenvolvida para barrar a manipulação do conteúdo no afã de gerar relevância, já mostra uma série de deficiências sendo também manipulável.

Também já podemos contar com a famosa “web semântica” que tornará os “códigos” mais inteligentes, com uma maior capacidade e rotular o conteúdo, abrindo um leque de possibilidades para uma melhor classificação das páginas de forma mais concisa  e objetiva.

Acho que o verdadeiro objetivo da Otimização deve ser esse, direcionar o conteúdo para que atenda a uma pesquisa oferecendo respostas diretas aos anseios daqueles que buscam por informações exatas.

Em seu “namoro” com a acessibilidade e a usabilidade a Otimização de conteúdo busca uma arquitetura de informações mais clara e tangível para todos, e conta com a seletividade dos “buscadores” (mecanismos de buscas) para tornar isso possível, “empurrando” todo o lixo sem sentido para o fim dos resultaddos e levando ao conhecimento dos navegantes o que realmente é novo, completo e relevante perante as expectativas de cada um, ainda assim preservando a possibilidade de escolha diante de pelo menos 10 diferentes opções de resultados.

É nesse ponto que o Otimizador torna-se parceiro do mecanismo, alimentando-o com o que é necessário para a real avaliação do conteúdo, este já desenvolvido com características específicas para atender seu público com o que ele realmente busca; informação de qualidade, atualizada e direta.

A otimização “sonha” com uma web mais enxuta, menos poluída, mais sincera.

One Comment
  1. Luis permalink

    Procuro profissional para atuar como analista sênior de Search engine optimization (SEO). 

    Alguma indicação???

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: