Skip to content

Sobre o Autor

Olá, meu nome é Fabiano de Mattos, tenho trabalhado com SEO (otimização de sites para mecanismos de busca) e SEM (Links Patrocinados) nos últimos 3 anos coordenando ações de Marketing Digital para diversos Sites internacionais, e alguns nacionais também, com grande sucesso e retorno finaceiro consideravel através deste tipo de Mídia.

Atualmente sou Coordenador SEO da Agência SEM Hi-Midia no Rio de Janeiro, onde Respondo por todos os projetos de otimização desta empresa além de contribuir com as áreas de Web Analytics e Arquitetura da Informação.

Também leciono nas doutrinas de SEO, Links Patrocinados e Web Analytics no Instituto INFNET, situado no Rio de Janeiro, com o objetivo de formar novos profissionais para estas áreas ainda tão pouco exploradas no Brasil.

O objetivo deste blog é oferecer matérial didático e explicativo nestes tópicos ainda pouco abordados em nosso idioma. Auxiliando na formação de profissionais competentes e alinhados com as diretrizes indicadas para uma boa execução do trabalho de otimização no intúito de evitar práticas que tenham como objetivo fraudar os mecanismos de busca.

3 Comentários
  1. brancasnow permalink

    Agradeço a excelente oportunidade de acessar informação vinda de fonte fidedigna sobre o marketing digital, especialmente este novo tamo, SEO. Também tenho sido inundada por e-mails de promoções miraculosas para elevar o PR do meu blog, conquistado a tão duras penas e com quase 42.000 visitas em pouca mais de um ano no ar. É muito bom saber que há uma espaço [blog] como o seu disponível para pessoas como eu poderem se informar. Gostaria de pedir-lhe que postasse mais frequentemente porque este é um assunto e um trabalho ainda pouco conhecido e, portanto, muito explorado por centenas de picaretas que vestem, também sobre SEO, a pele de cordeiro para atacarem os incautos.
    Boa Sorte.

  2. Guilherme permalink

    Ola, encontrei seu site pelo google e gostaria se pudesse responder uma dúvida que eu tenho.
    Como vocês são consultores em SEO , vim aqui pedir com um enorme favor, responder uma pergunta.
    Eu trabalho com desenvolvimento de sites, crio sites em php em tableless, estou aumentando meu numero de sites , e gostaria de saber, se é black seo hat criar uma pagina um linkando para o outro para passar P.R , se for black seo hat, existe uma maneira de fazer algo assim?

  3. fmattos permalink

    Olá Guilherme,

    Em primeiro lugar gostaria de salientar que este blog é pessoal é expressa somente as minhas próprias opiniões sobre o assunto, além disso atualmente não presto mais consultoria a outros clientes trabalhando somente para a agência Hi-Midia. Mas é um grande prazer poder trocar conhecimentos com quem estiver disposto a isso.

    Quanto a seu questionamento é importante lembrar que o fato de sites linkarem entre sí não figura totalmente como black hat, claro que devemos preservar os limites, isso significa que não devemos compor uma enorme rede de sites que link em ciclos para os mesmos em larga escala. O mais importante é preservar a relevância dos links e sua utilidade para o usuário dentro da temática abordada, em suma devemos linka sites que complementem o conteúdo um do outro.

    Depois, como é de conhecimento dos profissionais desta área a reciprocidade dos links reduz sua validade perante o Google, sendo assim não podemos afirmar que sempre haverá a passagem de PR entre eles. Falando em PR também devemos levar em conta que esta passagem de reputação é de uma página para outra, portanto é preciso que a página que hospeda os links tenha um bom PR para influenciar as linkadas, essa influencia é diluida entre o numeo de links para as páginas apontadas, então muitos links diluem muito a passagem do PR. Para que uma página obtenha um PR consideravel ela também tem que possuir uma boa e confiavel rede de links. Em suma, esta estratégia não é inválida porém hospedar um grande quantidade de links em uma só página não irá gerar grande efeito para sua reputação.

    Meu conselho é que produza conteúdos úteis à comunidade e promova-os em suas redes de relacionamento para que os links gerados por seu leitores venham a contribuir para o crescimento de seus trabalhos. Link somente os sites que ofereçam conteúdo complementar ao usuário. O conteúdo é tudo….. o resto vem.

    Muito obrigado por sua atenção
    Fabiano de Mattos

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: